Inflação

A inflação

É a situação em que há um aumento contínuo e generalizado de preços, sendo que o aumento de preços se estende a todos os bens e serviços produzidos pela economia do país.
A inflação é medida através de números - índices que dizem qual a porcentagem de aumento de bens e serviços, em determinado período

Ex.:
-          Índice de Custo de Vida (ICV)
-          Índice de Preços por Atacado (IPA)
-          Índice Geral de Preços (IPG)


Conseqüências:

a) Sobre a distribuição de renda

Os trabalhadores saem perdendo, pois até que seus salários tenham um reajuste, seu poder de compra vai diminuindo; os proprietários aparentemente estão perdendo, por que os aluguéis são reajustados apenas periodicamente, entretanto seus imóveis estão se desvalorizando; e os empresários não perdem porque repassam o aumento de seus custos, elevando o preço de seus produtos.


b) Sobre a balança comercial

Durante um processo inflacionário, quando os preços dos bens e serviços produzidos num país estão em constante elevação os preços das mercadorias estrangeiras tendem a ficar mais baratas, com isso as pessoas precisam comprar produtos importados, mais baratos, fazendo com que a balança comercial entre em déficit , já  que há um aumento nas importações. Por esta razão os países que enfrentam um processo inflacionário costumam tributar pesadamente as importações de mercado.


c) Sobre as expectativas dos empresários.

Com a inflação e as medidas de política e econômica, os lucros dos empresários tendem a se tornar estáveis, fato que não lhe permite uma expectativa segura a longo prazo, em razão reduzem seus investimentos, o que acarreta um comprometimento da capacidade produtiva do sistema econômico e uma queda no nível de emprego da mão-de-obra.



Balança de pagamento

Quando um país começa a comercializar com outros surge a necessidade de se estabelecer um controle sobre o fluxo de pagamentos e recebimentos realizados nas relações comerciais internacionais. O país comporta-se então como uma empresa que vende e compra bens e não serviços, não devendo por isso Ter prejuízo.
Balanço de pagamento é o registro contábil de todas as transações de um país com outros num determinado período de tempo.

O Balanço de Pagamentos é dividido em quatro partes.

1)    Registra as importações e as exportações de mercadorias e é chamada Balança Comercial.
2)    Registra as despesas e receitas decorrentes do pagamento e recebimento de fretes, juros, seguros, royalits, marcas patentes, direitos autorais é chamada de Balança de Serviços.
3)    Registra transações sem contrapartida, como as remessas feitas por imigrantes, as doações de um país para outro e é chamada transferências unilaterais .
4)    Registra os investimentos realizados por uma empresa estrangeira no país, os empréstimos obtidos no exterior a amortização de empréstimos, remessa lucros, etc., e recebe nome de Balança de Capitais.

Obs.:
a)    Royalits e patente representam a remuneração devida ao exterior pela utilização da tecnologia ou  pela reprodução de determinados produtos inventados no exterior.
b)    Fundo monetário internacional é uma organização cujo principal objetivo é auxiliar os países que apresentam déficit sistemáticos em seu Balanço de Pagamentos.

4-    O modelo econômico brasileiro
-          No pós-guerra ocorreu um acelerado crescimento da produção e expansão de mercados.
-          A descentralização geográfica da indústria .
-          A subestimarão das importações.
-          A tríplice aliança, as empresas privadas, as transnacionais e estatais.
-          Globalização e privatização.

5-    O Brasil na economia global

-          A Revolução Técnico – Científica.
-          O Brasil na economia mundial
-          A integração dos mercados à Mercosul
-          Os corredores de exportação
-          Composição das exportações brasileiras
-          Composição das importações brasileiras


         6-    O espaço industrial

Nenhum comentário: